segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

#Nissanfail: promoção no Twitter vira dor de cabeça para a montadora


Fonte: Digital News, por Stephanie Kohn
(enviado por Colaboração do Prof. Claudio Colnago)

Após dar um carro para perfil que teria utilizado scripts, empresa se vê envolvida em polêmica. Tuiteiros se sentem lesados e ameaçam ação coletiva


A Nissan lançou, em novembro deste ano, uma promoção no Facebook e Twitter que está dando o que falar. O concurso Quero o Meu Carrão daria um Nissan Tiida 1.8 zerinho para o primeiro participante que conseguisse alcançar 44.500 retweets com a seguinte frase: "Se eu conseguir 44.500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #queromeucarrão". E um Tiida Sedan 1.8 para quem conseguisse 44.500 "curtir" no Facebook.
Como atingir 44.500 retweets era extremamente difícil para um único perfil no Twitter, um grupo de internautas resolveu aproveitar a campanha para fazer uma boa ação. A ideia era dar o carro para quem realmente precisava, no caso, a ONG Família Santa Clara, situada no Rio de Janeiro, que ajuda crianças e adolescentes carentes. A internauta @anarina, que colaborou com a ação de caridade, se inscreveu no concurso e se comprometeu a entregar o carro para a instituição após ganhar a promoção, que contaria com os retweets de milhares de internautas.
Acontece que, em uma única madrugada, o perfil @tca_oficial fez milhares de retweets. Assim, conseguiu arrecadar seus 44.500 RTs e foi contemplado com o carro. O advogado Fernando Gouveia (@gravz), que encabeçou a ação de caridade, achou muito estranho uma pessoa conseguir tantas mensagens em apenas poucas horas. "A madrugada é o período menos agitado do Twitter, era evidente que se tratava de um script", conta. Com o script, um usuário do Twitter consegue acessar diversas contas e dar o retweet de uma mensagem automaticamente, e foi isso que aconteceu. Dessa forma, perfil @tca_oficial teria burlado o sistema de segurança do Twitter e conseguido completar suas 44.500 mensagens para ganhar o carro.
O advogado conta que as pessoas acharam estranho também, inclusive porque muitas delas tinham o retweet na conta sem ter conhecimento disso. Poucas horas depois, o perfil que cometeu a fraude foi eliminado do Twitter por ter invadido contas alheias, mas, mesmo assim, a Nissan presenteou @tca_oficial com o Tiida zerinho. "Apesar das evidências e provas que mandamos para a empresa, mostrando que se tratava de uma fraude, a Nissan soltou um comunicado dizendo que não viram problema no regulamento", lembra Fernando.
Ao ler o regulamento, fica claro que a promoção não permitia nenhum tipo de fraude e, inclusive, a empresa poderia excluir um participante caso houvesse tentativa de burlar o sistema: "4.8. serão automaticamente excluídos os participantes que tentarem fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste regulamento e/ou sistemas de segurança do Twitter e Facebook, ou que se recusem a assinar os recibos de entrega dos prêmios".
Com a decisão da Nissan em dar o carro para o perfil fraudador, Fernando e mais quatro pessoas (@anarina, @morroida, @justplay e @viniciuskmax), que estavam participando ativamente da campanha para entregar o carro para a ONG Família Santa Clara e que lideravam a corrida até então, resolveram entrar com uma ação conjunta contra a Nissan."Foi uma fraude descarada. Você não imagina o quanto a gente se dedicou para doar este carro, aí chega uma molecada e ganha em 24 horas usando um script", desabafa Vinicius K-Max, programador.
Vinicius conta que a história cresceu tanto na web que hackers derrubaram o site da Nissan, enviando spam para denunciar a fraude. Uma conta no twitter, a @nissanfail, foi criada, e já conta com quase 1300 seguidores. "O pessoal quer avisar os executivos da Nissan sobre o que a agência [ID/TBWA, responsável pela veiculação e organização da campanha] fez com a imagem deles na web. A coisa fugiu do controle por conta da injustiça absurda", diz. O advogado Fernando Gouveia também acredita que a decisão partiu da agência contratada pela empresa e que um erro como esse pode manchar a imagem de um grupo tão grande como a Nissan. A equipe do Olhar Digital tentou diversas vezes entrar em contato com a responsável pela conta da Nissan na agência, porém ela não nos respondeu.
O grupo agora espera, ansiosamente, uma posição da empresa. "A Nissan tem como reverter isso, pois o regulamento é claro e basta segui-lo", comenta Fernando, responsável judicial pela ação a ser movida contra a empresa.
Em comunicado publicado no site da empresa, a Nissan informou que incluiu na premiação um segundo carro para a campanha do Twitter e ainda criou um comitê auditor para avaliar todos os casos e dúvidas que eventualmente venham a ocorrer nas redes sociais. "Eles disseram que este comitê era especialista em internet, porém nenhum deles trabalha com isso. Trata-se de uma bailarina, um cozinheiro, um estagiário e uma advogada". O grupo selecionado pela empresa é formado por perfis populares do Twitter e, de acordo com o comunicado, eles têm autonomia soberana de decisão.
No entanto, Flavia Penido, advogada e um dos membros do comitê, explica que o papel do grupo é analisar os casos de possíveis fraudes que são trazidos até eles. "Até onde sei, este segundo concurso terá uma monitoração bem minuciosa e será auxiliado por consultores técnicos. Temos autonomia, mas não é poder arbitrário, há considerações técnicas que são feitas, senão não faria sentido ter um comitê", diz. A twitteira e blogueira também disse que achou a iniciativa da Nissan muito positiva. "Sei que tem muita gente brava, mas em suma a postura dela [a empresa] foi de fazer um segundo concurso mais transparente", conclui.

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